Conectar jovens com os seus sonhos e prepará-los para um futuro profissional qualificado é uma das ações de desenvolvimento que acontecem na planta da Chlorum Solutions de Igarassu, PE, ao proporcionar a formação técnica, teórica e sua aplicação na prática nas atividades da empresa. O Projeto Jovem Aprendiz, realizado em parceria com a ONG Ponto Cidadão, CIEE e Senai, abre espaço para a inclusão de mulheres nas mais diversas áreas profissionais da empresa.

Oferecer oportunidades para os jovens desenvolverem habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho faz parte de um dos mais relevantes projetos da Chlorum Solutions. Como empresa comprometida com os Princípios ESG e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sua unidade de Igarassu, em Pernambuco, participa do projeto Jovem Aprendiz voltado para o desenvolvimento e inclusão de jovens no mercado de trabalho. A iniciativa conta com 17 mulheres, entre 18 e 21 anos, que estão sendo preparadas para atuar em diversas áreas da empresa.

O projeto surgiu a partir da análise do público geral que compõe a unidade de Igarassu para a implantação de ações em prol da diversidade. “Ao identificar um número maior de homens nos postos de trabalho, sabíamos que para comportar uma maior diversidade deveríamos trabalhar alguns pilares para começar a formar, dentro da indústria química, mais mulheres, e o programa voltado para a formação de jovens aprendizes foi vislumbrado como a primeira porta para abrir esse caminho com mulheres, estudantes de cursos técnicos que vão poder crescer e se desenvolver profissionalmente junto com a empresa alimentando uma visão de longo prazo para assumir outras posições no futuro”, informa Adelini Gusmão, diretora de Pessoas e Cultura da Chlorum Solutions.

Segundo Adelini, outra fonte foi a inspiração vinda da própria Chlorum, que já opera uma planta onde praticamente toda a liderança da operação é composta por mulheres que começaram na base da indústria. “É um exemplo real, que temos, com uma unidade majoritariamente liderada por mulheres que transformam, inspiram e realmente fazem uma gestão diferenciada no dia a dia da empresa, trazendo resultados muito positivos em termos de produtividade, cultura e engajamento”, ressalta a executiva.

Delineado no propósito da inclusão de mulheres jovens e apoio à diversidade nos ambientes de trabalho, o projeto Jovem Aprendiz da Planta de Igarassu visa, sobretudo, desenvolver esses jovens e deixar um mundo melhor para a próxima geração. “Temos uma visão de longo prazo, mas já atuamos agora. Sabemos das dificuldades que o mercado de trabalho apresenta à mulher já formada acerca das oportunidades frente ao primeiro emprego em áreas tão técnicas. Em atividades ligadas aos processos químicos, como é o nosso caso, a possibilidade de que ela possa ingressar no mercado de trabalho logo após a sua formação é um processo ainda mais difícil. Por isso, sair na frente neste momento, faz a Chlorum Solutions, construir esse impacto social desde o começo, identificando mulheres que precisam de um suporte profissional vindo de uma empresa estruturada e já consolidada, que reconhece que esse perfil de trabalho traz a diversidade e faz com que tenhamos uma pluralidade maior no dia a dia, além de nos mover positivamente frente ao impacto que causamos na sociedade onde estamos inseridos”, destaca Adelini.

Este primeiro programa começou a ser implementado em fevereiro de 2023 e tem duração até fevereiro de 2025. Seis dessas jovens que estudam no CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, já estão contribuindo na área administrativa dentro da Chlorum. Outras 11 estão diretamente ligadas ao programa técnico do Senai de Igarassu e devem ingressar na empresa em 2024.

O critério para as jovens atenderem às funções de cada área conta com a ajuda da ONG Ponto Cidadão, que faz um trabalho diferenciado de captar jovens do município de Igarassu e, através de uma prova seletiva, os encaminham para estudos técnicos e administrativos. Quando selecionados, esses jovens já recebem o salário e benefícios da Chlorum, mesmo durante os estudos, sendo preparados para atuar na unidade após o período de 1 ano e 4 meses, aproximadamente.

Estamos ansiosos para receber esses jovens na nossa unidade, ressalta Rodrigo Duque, Diretor Geral da unidade de Igarassu. “A Chlorum se preocupa em tornar o mundo um lugar melhor, por meio de suas ações e iniciativas. Oferecer oportunidades para que os jovens desenvolvam habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho não só reforça o nosso compromisso com os princípios de desenvolvimento sustentável, mas também promove um ecossistema de negócio muito mais sustentável e promissor.”

Ellen Pedrosa da Silva, 19 anos, nascida e residente na cidade de Igarassu, é uma das jovens participantes. “Sempre gostei de aprender coisas novas e essa oportunidade de participar do Programa Jovem Aprendiz, através da Chlorum Solutions, está sendo muito bom para a minha capacitação no segmento de eletromecânica”, afirma. 

Para Emilly Kaylanne da Silva Cabral, 19 anos, também moradora de Igarassu e estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural de Pernambuco e do curso técnico em Química no Senai, é “uma oportunidade de crescer em uma empresa renomada, socialmente justa e que coloca a segurança e o meio ambiente em primeiro lugar. A inclusão de jovens nesse projeto proporciona não somente a melhoria para a indústria, no sentido de inovação e criatividade, como também proporciona para nós, jovens, mais aprendizado, senso de responsabilidade, autoconfiança, um crescimento e uma capacitação profissional importante”.

Sobre a Chlorum Solutions

A Chlorum Solutions oferece uma alternativa para a cadeia de suprimentos da indústria de cloro e álcalis. Utilizando um modelo descentralizado de plantas de menor porte localizadas próximas ou no local de seus clientes, a empresa quebra o paradigma de economia de escala da indústria química ao focar nas vantagens oferecidas pela redução ou eliminação do transporte. A Chlorum traz inovação para esta indústria por seu forte foco em ESG, particularmente investindo em projetos onde pode criar um impacto ambiental positivo. A Chlorum é uma empresa neutra em carbono desde 2020, compensando as emissões mínimas de CO2 que gera. A Chlorum possui cinco plantas de Cloro-álcalis operando no Brasil e no Uruguai, e três em construção.

Fonte da notícia: Diário da Manhã – Pernambuco

Veja mais notícias da Chlorum Solutions, clique aqui